Transformando nossa essência

Perseguir a transformação de nossa essência, em busca dos sonhos de Deus conosco, é corresponder com o projeto que Ele tem para nossa vida.

transformando nossa essência

“Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.” C S Lewis

Facilmente perdemos a real noção do porquê estamos vivos. Não nascemos prontos. Assim como os pequenos membros de nosso corpo são alimentados e crescem, igualmente, crescem nossos anseios e sonhos. Somos uma obra inacabada em constante transformação. Precisamos nutrir sonhos, assim como nutrimos nosso corpo físico.

As escolhas diárias que fazemos moldam, dando forma a quem somos e estabelecem nosso destino. Alguns gostam de fugir da responsabilidade que todos temos de lidar com nosso interior. O ditado popular que afirma que: “pau que nasce torto, morre torto”, é cômodo e fatalista. Porque, isenta-nos, por completo, de participar do processo. Viramos marionetes de nosso DNA e das circunstâncias.

Discordo desta afirmativa, já que, somos produto direto de nossos pensamentos. Certamente, os que acolhem esta definição de si mesmos, não lutam ou são incentivados a perseguir qualquer nível de transformação, por menor que seja. No entanto, há os que assumem seu papel de protagonistas, apostando na plasticidade de seu cérebro. Estes, renovam suas mentes e permanecem focados nas conquistas, estabelecendo metas cada vez mais ousadas.

Recuso-me a acreditar que a vida é um jogo de cartas marcadas. Não seria coerente assumir que, independentemente do esforço que se faça, não temos possibilidade de influenciar nosso destino. Se isso fosse verdade, nossa responsabilidade e livre arbítrio seriam completamente removidos da equação da vida. Deus nos gerou para protagonizarmos nossa história com o auxílio dEle. Ele tem planos conosco e nos criou com um destino que é escrito à quatro mãos.

Superando os desafios

Não é a ausência de desafios que garante nosso sucesso. Ao contrário, é a presença deles que extrai de nós o poder que nos transforma. Quanto mais olhamos para o lado e nos comparamos com quem quer que seja, tanto mais perdemos nosso foco. Fomos feitos para contemplar apenas uma pessoa – Jesus. Ele é nosso modelo, o único que serve como parâmetro para que lutemos, de forma correta, por nosso destino.

Ele é o exemplo que precisamos e também a companhia que necessitamos na jornada. Ele é um amigo fiel. É um Pai que torce e aplaude a conquista de cada filho. O Salvador que conhece e se identifica com nossas limitações. É também, o que tem poder para transformar qualquer circunstância que nos limite. Nosso Criador nos desenhou com um propósito.

Abraçar o desafio de desbravar este território desconhecido, que só pode ser conquistado por cada um de nós, é o primeiro passo rumo à maturidade. Desenvolver nossos sentidos e a capacidade de se relacionar com o próximo é requisito primário para o avanço. Ninguém vive isolado, ou de forma independente. Nossas escolhas afetam quem nos rodeia, e somos insubstituíveis. Fomos criados para viver em comunidade.

Deus nos quer

“Deus não quer algo de nós. Ele simplesmente nos quer.” C S Lewis

Quando reconhecemos que nossa origem é Deus e que Ele se importa, nossa perspectiva muda. A partir desta ótica, somos capazes de sonhar e fazer planos, afinal Deus está comprometido conosco. Sozinhos certamente fracassamos, mas com Ele em nosso time temos alguma chance. O tipo de relacionamento que Deus deseja construir conosco é de parceria. Só assim o desenho de nossa existência toma forma e fica completo.

Tentar percorrer esta trajetória sem o auxílio dEle é cansativo e solitário. Desanimamos com muita facilidade se não pudermos renovar nossa expectativa em quem Ele nos criou para ser. Infelizmente, o índice de pessoas com grande potencial que desistem de lutar por seus sonhos é muito alto. Desistem porque os fracassos são reais e inevitáveis. Se não tivermos para onde correr, sucumbimos.

A certeza de que podemos mudar com Sua ajuda, acrescenta colorido aos nossos dias. Temos que ter expectativa de dias melhores, de progresso. Cada erro cometido pode e deve ser transformado em aprendizado. Posicionar-se diante da vida desta forma é garantia de que não desperdiçaremos nossa existência com coisas fúteis e passageiras.

“Não podemos confiar em nós mesmo nem em nossos melhores momentos. Por outro lado, não devemos nos desesperar nem mesmo nos piores, pois nossos fracassos são perdoados. A única atitude fatal é se dar por satisfeito com qualquer coisa que não a perfeição.”  C S Lewis

Autor: bygrace73513376

Sou gaúcha, amo biografias e gosto do desafio de compartilhar fragmentos da minha. Faço parte de uma geração analógica que usufrui dos benefícios da era digital. Por isso, o bygrace é produto de uma jornada analógica, compartilhada de forma digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s