Um novo ano: Tempo de renovação e expectativa.

Quanto maior for o sonho, tanto maior será a dedicação necessária para que seja concretizado.

novo ano, renovação

Um novo ano inicia e deixamos para trás uma etapa de nossas vidas. O balanço instintivo nos leva a contabilizar erros e acertos, avanços e retrocessos. Algumas metas são estabelecidas e quem sabe tenhamos que descartar outras.

Os fracassos fazem parte da jornada, só não os têm os que estão estacionados. Fracassar significa que houve tentativa de avanço. Os erros nos ensinam muito e devemos ter sabedoria para aprender com eles. Por isso, as metas não atingidas são menos nocivas do que a ausência delas.

“Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo.” Nemo Nox

Portanto, doses exageradas de culpa, frustração e quem sabe desesperança, precisam ser descartadas. Colocar o foco nas falhas não é adequado. Podemos escolher enxergar o copo meio vazio ou meio cheio. Nosso olhar determina muito, ele precisa estar ajustado.

Encarando o futuro com otimismo

Não devemos economizar doses de expectativa, esperança e otimismo, já que são a mola propulsora da vida. Na equação da vida elas somam e multiplicam nossa capacidade de alcançar nossos objetivos.

A ausência de expectativa e esperança drena nossas forças e subtrai nosso foco. A esperança estará sempre atrelada a nosso futuro. Não podemos esperar algo relacionado a nosso passado ou presente. Sem esperança nosso futuro fica nublado e sombrio. A esperança deve ser regada diariamente e deve nortear nossas decisões.

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill

Quando o passado não reconhece seu lugar e insiste em estar presente, devemos assumir nosso papel de protagonistas e exigir que nossas emoções vivam o presente. Já que, um presente saudável é garantia de um futuro brilhante. Viver o presente exigirá desconectar dos erros do passado e da ansiedade do futuro. 

Analisando o quadro todo

Em nossas tentativas sinceras de corrigir os erros, muitas vezes classificamos algumas etapas do trajeto de forma equivocada. O ativismo jamais foi sinônimo de avanço. Pode significar falta de planejamento e de visão do todo. Assim como, a ausência de mudança não é sinal de retrocesso ou atraso.

As pessoas que atingem seus objetivos e experimentam o sucesso, são as que visualizam o todo. Quanto maior for nosso sonho ou objetivo, tanto maior será a preparação para atingir o alvo.

“Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando o machado.” Abraham Lincoln

Existem períodos de nossa vida que passamos afiando o machado. Nestas estações,  a distração com o que não aconteceu da maneira como planejamos, não é adequada. Entender o estágio do processo em que nos encontramos ajudará a encontrar a estratégia correta para prosseguir.

Portanto, o pessimismo, a autocrítica ou a opinião alheia não devem nos desviar de nossos sonhos. Cada dia do novo ano é um presente e deve ser vivido com expectativa. Administrar o tempo de forma adequada e vigiar os pensamentos são ingredientes que devemos incluir na receita de sucesso.

Certamente, acolher pensamentos destrutivos são passos dados na direção do fracasso e da derrota. Construamos nosso futuro a partir de um presente regado de esperança. A renovação é necessária, sem ela não somos transformados e consequentemente nossas circunstâncias não mudam.

A expectativa de dias melhores deve nortear nossas decisões e escolhas. O resultado da equação: acertos + erros = avanço. Pois, na contabilidade da vida os erros também somam, então, o saldo sempre será positivo.

Autor: bygrace

Estou Secretária executiva, amo biografias, escrever, ler e recentemente lancei meu primeiro infoproduto. Desejo contribuir para que mais pessoas assumas seu protagonismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s