Aprender a contar os dias, exige sabedoria. Os tolos andam em círculos.

Quanto mais sábios formos ao viver nossos dias, tanto menos arrependimento teremos de tê-los desperdiçado.

contar nossos dias com sabedoria

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

Sl. 90.12

Os que desejam extrair o máximo de seus dias, não são necessariamente os que os preenchem com atividades intermináveis. A sabedoria associada à administração correta de nosso tempo, é adquirida.

Adquirimos esta sabedoria quando acessamos a fonte de nossa existência, que é o próprio Deus. NEle reside todo conselho e toda orientação que necessitamos para não desperdiçar nossos dias.

A vida é o conjunto de frações de tempo que somos chamados à administrar. A simples organização coerente deste tempo não é suficiente. Temos que equilibrar nossas energias e focá-las naquilo que agrega significado aos nossos dias.

Adequando nossos dias às estações

Fazer a coisa certa no tempo errado, não é sábio. Por vezes, as atividades com as quais nos envolvemos são legítimas. Porém, elas precisam ser exercidas em outra estação. Temos que ter coragem de avaliar nossas motivações e nos adaptar às estações.

Alguns lamentam o tempo desperdiçado na juventude, ou quem sabe na infância. Em geral nos damos conta de que focamos nas coisas erradas depois que elas passam ou acabam.

Nossa vida tem estações, e todas elas acabam. Cada nova mudança de estação exige adequação. Assim como no natural, as novas estações trazem consigo necessidade de ajuste.

Assim como é inadequado usar um casaco de lã em pleno verão, é igualmente inadequado não discernir as estações que vivemos. Temos que ter olhos para ver o que elas trazem de melhor e pior, e nos adaptar a cada uma delas.

É proibido estacionar nas estações. Isso não seria sábio. Por mais que desejássemos que algumas delas fossem intermináveis, e outras passassem depressa, elas possuem uma velocidade peculiar.

Os dias e o tempo de cada coisa

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

Eclesiastes 3.1-8

O verdadeiro valor de nossos dias

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”   

Maria Julia Paes de Silva

Somos capazes de conferir intensidade a cada atividade que desenvolvemos. Isso, por si só, conferirá significado ao que estamos vivendo. Preste atenção a quem está a sua volta e às oportunidades que este momento propicia.

A quantidade de horas de nosso dia é igual para todos. Sábios são aqueles que atribuem valor a cada hora de seu dia, a cada dia de sua semana, aos meses e anos de sua existência.

Não desperdice seu tempo. Peça a Deus que lhe conceda sabedoria para contar seus dias. Só alguém que seja eterno, consegue colocar na proporção correta cada segundo de nossa existência.

Autor: bygrace73513376

Sou gaúcha, amo biografias e gosto do desafio de compartilhar fragmentos da minha. Faço parte de uma geração analógica que usufrui dos benefícios da era digital. Por isso, o bygrace é produto de uma jornada analógica, compartilhada de forma digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s