Ser feliz é não boicotar a si mesmo

Ser feliz é mais do que ter momentos alegres ou tranquilos. A verdadeira felicidade envolve auto conhecimento.

Sendo feliz sem se boicotar

Ser feliz é o que todos querem. Nem sempre detectamos com facilidade os reais motivos que nos distanciam de uma vida feliz. Penso que um dos motivos é o fato de que constantemente boicotamos a nós mesmos.

Isso acontece sempre que nossas decisões e escolhas inibem ou subtraem parte de nossa essência. O acúmulo de culpa e de lacunas em nossa personalidade contribuem para que este auto-boicote aconteça.

Certamente não é algo intencional ou consciente. Cada um de nós se relaciona com o ambiente e com as pessoas motivado por memórias do subconsciente. Nosso cérebro armazena essas memórias e elas nos regem sem percebermos.

Seremos sempre  produto de nossa cultura, educação, personalidade, experiências boas e ruins que se acumularam ao longo dos anos. Somos um universo vasto que precisa ser explorado e desvendado.

Até mesmo nós nos surpreendemos com algumas reações e escolhas que brotam de nosso interior, especialmente em momentos de crise. A retomada do foco por vezes é lenta e dolorida, mas ela é necessária e urgente.

Ser feliz

Gosto da maneira como Augusto Cury explora essa ideia no texto abaixo:

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”

Augusto Cury

Não podemos perder de vista que nosso maior patrimônio é nossa própria vida. Somos responsáveis por cuidá-la e administrá-la com sabedoria. Reavalie hoje como você gasta seu tempo e como percebe-se a si mesmo.

Convide o Espírito Santo a ajudá-lo nesta busca. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele gentilmente nos guiará de volta para nossa essência, para o lugar que foi desenhado por Deus para ocuparmos.

Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.” Sl. 139. 1-3

Autor: bygrace73513376

Sou gaúcha, amo biografias e gosto do desafio de compartilhar fragmentos da minha. Faço parte de uma geração analógica que usufrui dos benefícios da era digital. Por isso, o bygrace é produto de uma jornada analógica, compartilhada de forma digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s