O Executivo e o Pescador

Descobrir o valor, e a importância das pequenas coisas, é decisivo para uma vida plena.

executivo e o pescador

“Um executivo, de férias na praia, observava um pescador sobre uma pedra, fisgando alguns peixes com equipamentos bastante rudimentares: linha de mão, anzol simples, chumbo e iscas naturais.

O executivo se aproxima e iniciam uma conversa.

Executivo:  – Bom dia, amigo, posso me sentar e observar?

Pescador:  – Tudo bem, doutor.

Executivo:  – Poderia lhe dar uma sugestão sobre a pesca?

Pescador:  – Como assim?

Executivo: – Se você me permite, não sou pescador, mas executivo de uma multinacional  muito famosa. Meu trabalho é melhorar a eficiência da fábrica, otimizando recursos, reduzindo preços, enfim, melhorando a qualidade dos nossos produtos. Sou “expert” nessa área. Fiz vários cursos no exterior sobre isto.

Pescador: Pois não, doutor, o que qui o senhor qué sugeri?

Executivo: – Olha, estive observando o que você faz. Você poderia ganhar dinheiro com isso. Vamos pensar juntos. Se você pudesse comprar uma vara de pescar com molinete, poderia arremessar sua isca para mais longe, assim pescaria peixes maiores, certo?

– Depois disso, você poderia treinar seu filho para fazer este trabalho para você. Quando ele se sentisse preparado, você poderia comprar um barco motorizado, com uma boa rede para pescar uma quantidade maior, e ainda vender para as cooperativas existentes nos grandes centros.

– Depois, você poderia comprar um caminhão para transportar os peixes diretamente, sem os intermediários, reduzindo sensivelmente o preço para o usuário final e aumentando também a sua margem de lucro.

– Além disso, você poderia ir para um grande centro para distribuir melhor o seu produto para os grandes supermercados e peixarias. Já pensou no dinheiro que poderia ganhar? Aí você poderia vir para cá como eu vim, descansar e curtir essa paz, este silêncio da praia, esta brisa gostosa…

Pescador: – Mas isso eu já tenho hoje! Respondeu o pescador, olhando fixamente para o mar.”

(autor desconhecido)

Muitas vezes, à semelhança do pescador, já temos muitas conquistas, e uma vida que muitos invejariam. Temos que ter olhos para reconhecer quem somos e o que temos, mesmo quando isso não se encaixa no padrão proposto.

A melhor versão de nós, somos nós mesmos. Viva sua vida com intensidade e entusiasmo. A gratidão nos transforma em pessoas melhores.

Autor: bygrace73513376

Sou gaúcha, amo biografias e gosto do desafio de compartilhar fragmentos da minha. Faço parte de uma geração analógica que usufrui dos benefícios da era digital. Por isso, o bygrace é produto de uma jornada analógica, compartilhada de forma digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s